97% DOS CASOS DE HÉRNIA DE DISCO NÃO PRECISAM DE CIRURGIA – COMO FUNCIONA O TRATAMENTO

A hérnia de disco, que ocorre quando o disco entre as vértebras da coluna está sob pressão e pode comprimir a raiz de um nervo, por exemplo. Essa compressão costuma provocar dores que se espalham pelas pernas (se for uma hérnia de disco lombar) ou pelos braços (se for uma hérnia cervical).

Na fisioterapia, existem vários recursos para aliviar a dor e restaurar o equilíbrio e o bem-estar da pessoa com hérnia de disco. Hoje eu quero compartilhar um pouco sobre esse tratamento com vocês.

O primeiro passo que damos, quando o paciente vem ao consultório pela primeira vez, é fazer uma avaliação especializada. Nessa avaliação, vamos analisar as restrições de movimento do paciente e também saber quais movimentos ou situações aumentam ou reduzem as crises de dor causadas pela hérnia. Com os resultados dessa avaliação, escolhemos qual é a melhor rotina terapêutica para esse paciente.

As técnicas de manipulação podem ser feitas na coluna e servem para reduzir e eliminar as cargas que estão sendo aplicadas à coluna. Essa técnica é especialmente recomendada para quando a pessoa tem dificuldade para fazer certos movimentos porque se sente ‘travado’.

Já a tração lombar e cervical são usadas para diminuir as cargas do disco intervertebral, aliviando assim as dores e facilitando a regressão do mesmo. Ela é realizada, aqui no Instituto da Coluna Ciavatta, com o uso de um equipamento super moderno e eficiente no tratamento: a Maca de Flexo-Distração.

O paciente fica deitado durante o tratamento, e a mesa pode ser ajustada à posição antálgica para que o tratamento seja totalmente indolor. Com ela pode-se fazer manipulações diretas sobre o paciente sem risco de lesão e deixando o tratamento mais confortável, pois não há necessidade de fazer grandes alavancas para manipular. A Maca de Flexo-Distração promove um aumento no espaço do disco em altura, abertura do canal vertebral, diminuição da pressão intra-discal, diminuição da protusão do disco, entre outros benefícios.

Após essas sessões de tratamento, é recomendado que o paciente faça uma rotina de exercícios para fortalecer a musculatura que protege a coluna vertebral, mantendo assim sua qualidade de vida.

Está com hérnia de disco? Clique aqui para agendar sua avaliação e venha fazer o tratamento aqui no Institudo da Coluna Ciavatta.